Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42896

Compartilhe esta página

Título: Análise dos erros cometidos na resolução de problemas de álgebra por alunos do 3º ano do ensino médio.
Autor(es): SILVA, Maria Larissa Lopes Pereira da
Palavras-chave: Álgebra - Estudo e ensino; Álgebra - História; Matemática - Estudo e ensino - Análise de erros
Data do documento: 17-Jun-2019
Citação: SILVA, Maria Larissa Lopes Pereira da. Análise dos erros cometidos na resolução de problemas de álgebra por alunos do 3º ano do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, que tem por objetivo analisar os principais tipos de erros relacionados à álgebra, a partir das concepções de álgebra de Usiskin (1995), em questões resolvidas por alguns alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foi aplicado um questionário envolvendo questões de Álgebra Funcional, Álgebra Equacional, Álgebra Estrutural e Aritmética Generalizada, selecionadas em provas do SAEPE, ENEM e SSA, dos anos de 2015 a 2017, com 27 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública no município de Passira – PE, a fim de analisar e categorizar os erros cometidos por esses alunos a partir do modelo empírico de categorização de erros de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar (1987). Incialmente buscou-se trazer um pouco dos aspectos históricos da álgebra, apresentamos o que afirma os documentos curriculares sobre o ensino de álgebra na educação básica, trazemos o que afirma Ribeiro e Cury (2015) e Santos (2014) sobre o ensino da álgebra e sobre a perspectiva do erro trouxemos Torre (2007) e Sanmarti (2009), a fim de apresentar o papel do erro dentro da sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem de matemática. A partir disso, pudemos identificar que a principal dificuldade dos alunos em resolver problemas de álgebra se da a incompreensão dos dados fornecidos na questão, sendo esse um dos fatores, entre os demais que serão apresentados, que justificam os erros cometidos por esses alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42896
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Larissa Lopes Pereira da.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons